domingo, 2 de agosto de 2009

Para reflexão e deleite!!!!!!

PARA SARA, RAQUEL, LIA E PARA TODAS AS CRIANÇAS

Carlos Drummond de Andrade


Eu queria uma escola que cultivasse

a curiosidade e a alegria de aprender,

que é em vocês natural.

Eu queria uma escola que educasse

seu corpo e seus movimentos,

que possibilitasse seu crescimento físico

e sadio. Normal.

Eu queria uma escola que lhes ensinasse

tudo sobre a natureza, o ar, a matéria,

as plantas, os animais,

seu próprio corpo. Deus.

Mas que ensinasse primeiro

pela observação, pela descoberta,

pela experimentação.

E que desse coisas que lhes ensinasse

não só a conhecer. Como também a

aceitar, amar e preservar.

Eu queria uma escola que lhes

Ensinasse tudo sobre a nossa

história e a nossa terra de uma

maneira viva e atuante.

Eu queria uma escola que ensinasse

a vocês a usarem bem a nossa

língua, a pensarem e a se

expressarem com clareza.

Eu queria uma escola que ensinasse

a vocês a amar a nossa literatura e

a nossa poesia.

Eu queria uma escola que lhes ensinasse

a pensar, a raciocinar,

a procurar soluções.

Eu queria uma escola que, desde

cedo, usasse material concreto para

que vocês pudessem ir formando

corretamente os conceitos

matemáticos, os conceitos de

números, as operações... Usando

palitos, tampinhas, pedrinhas... Só

porcariinhas!!! Fazendo vocês

aprenderem brincando.

Oh, meu Deus!

Que Deus livre vocês de uma escola

onde tenham que copiar matéria.

Que Deus livre vocês de decorar

sem entender nomes, datas, fatos...

Que Deus livre vocês de aceitarem

conhecimentos “prontos”,

mediocremente embalados nos livros

didáticos descartáveis.

Que Deus livre vocês de ficarem

passivos, ouvindo e repetindo,

repetindo...

Eu também queria uma escola que

também desenvolvesse a

sensibilidade que vocês já têm,

para aprender o que é terno e bonito.

Eu queria uma escola que ensinasse

a conviver, a cooperar, a respeitar, a

esperar, a saber viver

em comunidade, em união...

Que vocês aprendessem a

transformar e criar.

Que lhes desse múltiplos meios de expressarem cada

sentimento, cada drama, cada emoção.

Ah! E antes que eu me esqueça: Deus livre vocês de um professor incompetente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário